Em 2 de março de 2023, Rafael Viñoly faleceu aos 78 anos, deixando para trás um legado de projetos arrojados e imponentes que moldaram o horizonte de cidades em todo o mundo. Ele é reconhecido internacionalmente por obras como o Boston Convention Center, que redefiniu o espaço urbano na cidade americana, o novo Aeroporto de Carrasco, em Montevidéu, e a polêmica 20 Fenchurch Tower, em Londres.
Paul Clemence compartilhou conosco imagens do empreendimento de uso misto Amaris em Washington D.C., uma das últimas obras concluídas pelo renomado arquiteto uruguaio-americano Rafael Viñoly. A série fotográfica revela um edifício curvilíneo de formato distinto que se abre para espaços públicos ao longo do rio Potomac. O volume é criado para acomodar unidades residenciais com vistas generosas para a paisagem circundante, marcando o ponto final de uma fileira de novos edifícios no empreendimento The Wharf.
Duas estruturas contíguas moldam o edifício: uma torre e uma base. A base contém os dois primeiros andares e cobre todo o terreno, e um estreito volume retilíneo contém os níveis de três a cinco. A base do edifício acomoda espaços comerciais e várias comodidades, enquanto os apartamentos residenciais ocupam o quarto e o quinto andares.
A torre representa as características mais distintivas do edifício. Com um volume curvo, a estrutura de onze andares está posicionada no lado leste da base e abriga a maioria das unidades residenciais. A forma orgânica foi escolhida para criar uma relação contextual com o Palco Arena, importante instituição cultural da região. A forma afunilada é inspirada na vivacidade das atividades que acontecem no porto de Wharf. Ao mesmo tempo, a curvatura do edifício destina-se a abrir o seu volume em direção ao parque.
A forma do edifício também influencia o caráter de seus espaços interiores. A fachada escalonada em direção às elevações leste e oeste permite layouts internos flexíveis. Além disso, o guarda-corpo de vidro curvo ao redor das varandas garante que todos os residentes se beneficiem de vistas ininterruptas. As extremidades norte e sul da torre acomodam as maiores residências que oferecem vistas para o rio Potomac, o Monumento a Washington e o Memorial Jefferson.